Criar uma Loja Virtual Grátis
PERGUNTA, RESPOTA, COMENTÀRIO.
PERGUNTA, RESPOTA, COMENTÀRIO.

 

Recebi recentemente um desses e- mail que rolam por aí;

Veja só o dramalhão:

“Perguntas sérias...

Vale a pena refletir sobre cada uma das perguntas abaixo, sem levar o assunto simplesmente como mais uma piada.

São perguntas muito sérias!

Quinze perguntas extremamente difíceis de serem respondidas.

Procura-se uma mente superior capaz de repondê-las.” 

 

Não sei qual a intenção desse cidadão tão preocupado (com o futuro das elites brasileiras), mas a resposta está em vermelho e os comentários logo abaixo.

 

Perguntas (em preto)

 

 

01)  Porque o ex-presidente do povo usa terno “ARMANI”?

       R: Porque a loja que ele frequenta, ainda não vende a marca “JOÂO”.

02)  Porque o ex-presidente do povo pode ter Ensino Fundamental incompleto e o gari necessita de Ensino Fundamental completo?

       R: Ele não fez as leis. E você... Eleito presidente nessas condições, não assumiria?

03)  Porque o ex-presidente do povo acumula aposentadoria por invalidez, aposentadoria de dep. Federal, pensão vitalícia de perseguido político isento de imposto de renda, salário de presidente de honra do PT e salário de presidente da república?

      R: FHC sabe responder. Vai lá!

04)  Porque o ex-presidente do povo é perseguido político sendo que passou apenas uma noite no DOPS?

      R: Sorte dele. Teve gente que nem saiu. Morreu lá.

05)  Porque o ex-presidente do povo comprou um avião da concorrente da EMBRAER?

      R: Eu não tava lá, vou consultar.

06)  Porque o ex-presidente do povo se aposentou por invalidez, por ter um dedo a menos, mas trabalhou como presidente do Brasil e não perdeu essa aposentadoria?

      R: Pura distração.

07)  Porque o ex-presidente do povo protegeu seus amigos comprovadamente corruptos e nunca aconteceu nada com ele?

      R: Faça essa pergunta também a outros ex-presidentes.

08)  Porque o ex-presidente do povo mesmo não tendo estudo e sendo filho de mãe analfabeta, acha normal e se vangloria de ter filhos estudando fora do Brasil?

      R: Você já respondeu. Ele é normal. Você não faria isso?

09)  Porque o ex-presidente do povo quando do seu mandato de dep. Federal não participou da vida parlamentar do congresso?

      R: Ocupado, pensando no nosso Brasil que ia governar.

10)  Porque o partido do ex-presidente do povo tem ligação com as FARCS e ninguém comenta isso?

      R: Fala baixo! É sigilo, meu amigo!

11)  Porque a mulher do ex-presidente do povo, Dona Maria Inútil não faz absolutamente nada?

      R: Ela está muito ocupada com o grande ex-presidente dela.

12)  Porque o ex-presidente do povo não sofreu impeachment como Collor sofreu?

      R: Não estava mais na moda. O povo cansou de seguir os conselhos da elite.

13)  Porque a candidata Heloísa Helena foi expulsa do PT e José Dirceu (dep. Cassado) e Antônio Palocci (indiciado por quebra de sigilo bancário e outros crimes), não o foi?

      R: Vou consultar e digo depois.

14)  Porque o ex-presidente do povo nunca soube das coisas do partido dele e sempre soube tudo dos governos anteriores?

      R: Lula é como certos pais, às vezes não sabe o que o filho faz na rua. Mas, Sabe do vizinho.

15)  Finalmente a pergunta mais difícil de todas: Porque tantos intelectuais, cientistas, professores e universitários, reitores e outros membros da nata do país continua aprovando o ex-presidente do povo?

      Essa é a mais fácil: Gente inteligente é assim mesmo. Só toma decisão acertada.

                   Alguém sabe responder as perguntas?

                                Por favor, envie para o número maior de pessoas possível. (Enviarei.)                               

                                Alguém deve saber responder essas perguntas... (E como!...)

 

                                R: Gilson Leite de Moura, em 30 de março de 2013

 

 

Comentários

 

Meu caro amigo!

Boa tarde.

 

           A resposta a essas quinze perguntas que você fez circular por aí e terminou chegando ao meu e-mail não é nenhuma charada difícil de responder. Mas, elas traduzem uma raiva incontida e reveladora, pelo fato do Brasil ter progredido nas mãos de um operário.

          Quando aqueles que se diziam honestos e capazes de resolver nossos problemas se omitiram no passado acobertados pelo manto da impunidade, e na sua aparente sapiência ficaram na periferia das soluções, veio um operário e mudou tudo. Inclusive o rumo social do nosso país e do nosso povo.

           O aspecto social sempre deve ser encarado como meta prioritária. O aspecto econômico só tem sentido quando anda na direção de resolver os problemas do povo. Ou seja, qualquer nação de respeito coloca seu povo em primeiro lugar.

           Acho que inclusão foi a palavra chave do “governo popular”. Aliás, a palavra “governo popular” ou “do povo” é como tem que ser qualquer governo que gosta de gente, que veio do meio deles e foi eleito por eles. A palavra “povo” ao contrário do que se deseja induzir nas perguntas não é nenhum pejorativo. Ao contrário, é um substantivo que expressa união, história e resume os ideais desse grupo formando o que chamamos de nação. Mas, muitas idéias tortas ficaram impregnadas nos saudosistas de um passado militar e de governos que nada faziam pela maioria pobre.

           Presidente da república, antes de Lula ,tinha que ser senhor de grande pose e de grande posse ,ser engravatado e se identificar com a elite brasileira .

           Por isso é que os governos anteriores, muito “distraídos” com futilidades e com os problemas dessa minoria, não viram a “banda passar”, mas a banda passou e o povo na “praça” ,depois do governo Lula , compreendeu que essa banda tinha que “tocar” não somente para as elites, mas, sobretudo para a maioria pobre do nosso pais .

           Afinal de conta, meu caro amigo, democracia é o governo da maioria, e no nosso país a maioria é pobre.

           Hoje, depois que fomos contemplados com esse governo popular, a realidade do salário mínimo é outra, o pobre já frequenta a universidade e até, pasme, tem o direito sagrado de comer. O governo Lula não ficou esperando a “balança comercial equilibrar” para aplacar a fome do miserável. Afinal de contas quem está com fome só quer comer.

           As vezes imagino uma cena irreal onde um economista falasse só por algumas horas , sobre “macro economia” para um punhado de norte americanos encurralados e famintos num recanto de um pais africano. Imagine essa cena. No mínimo, na sua arrogância costumeira esses filhos do Tio Sam mandariam aquele orador para um local que agora me proíbo de dar o endereço. E eles teriam razão.

           Foi um discurso desse tipo que o nordestino faminto e o brasileiro miserável ouviram não por algumas horas, mas a vida inteira. Agora com toda a razão, esse mesmo povo tão citado nas suas perguntas não quer mais ouvir e já ensaia mandar essa elite que só sabia prometer para o endereço acima citado.

          Sabemos que a vida é uma escola e desde longa data, nosso país tem andado por caminhos tortos, onde os governantes contemplavam apenas, a classe média e rica, por que conhecia o poder das suas línguas ferinas e oportunistas (leia-se mídia). Essa classe apesar de numericamente inferior, sustentou por décadas os governos da elite no nosso país.

          O governo do presidente Lula descobriu que ajudar o pobre que hoje tem um cartão magnético e acesso a uma pequena conta bancaria era bem mais barato e justo que ficar alimentando falcatruas que engordavam somente o bolso daqueles que já eram milionários.

           Era isso que faziam no passado, governos aparentemente sérios.

           Agora, vamos imaginar o Governo Lula, indiscutivelmente um homem inteligente apesar do pouco estudo, tão calejado no embate político e tão escolado na escola da vida, tivesse agido muito diferente de todos que o antecederam. Será que nesse país de políticos corruptos com condições tão covardemente desiguais, nossa historia nao teria continuado a mesma de governos passados?

           Será que Lula sem o poder do povo, e sem as mesmas condições que tiveram os outros, não teria sido deposto?

           Pelo menos uma coisa é certa, estaríamos esperando ate hoje o BOLÂO do Delfim Neto crescer para depois, não sei quem dividir.

           Não é para rir é para chorar e de raiva pelas besteiras que suportamos de cabeça baixa, feito carneirinhos. Em condições tão desiguais, no embate político, o governo popular, com certeza, não teria acontecido.

           Luta desigual, só na bíblia, meu amigo, mas o Rei Davi teve a Mão poderosa de Deus.

           Se não tivesse acontecido a vitória de Lula, com certeza o salário do povão ainda seria os mesmos setenta dólares. As feiras das nossas cidades do interior nordestino continuariam sendo invadidas por uma população faminta nas épocas das secas como, aliás, de maneira cíclica ocorre agora aqui no nordeste.

           Aquele foi um período triste da nossa historia que graças a deus passou. Hoje, meu amigo, as falcatruas aprendidas na escola política do passado, lamentavelmente continuam como em governos anteriores. Somos também críticos dessa situação de corrupção tão permanente e duradoura no nosso país, mas na verdade foi isso, todo tempo, que os políticos que todos nós apoiamos no passado deixaram como legado aos seus eleitores e sucessores.  A vida é uma escola!

            Mas, apesar de tudo, o que conta para esse país de analfabetos é que o povo não lê, mas também não é burro. Aprenderam fácil na escola dos políticos, esses mesmo que hoje fazem aquilo que chamamos de oposição. Ressaltemos, no entanto que eles fazem oposição não por que queiram o bem do nosso país, mas por que querem a todo custo o poder de volta para fazer o que não fizeram e analisando suas posições de hoje também não fariam se fossem eleitos.

           O que importa para o faminto de ontem, meu amigo, é que ele já pode sorrir sem desmaiar de fome e já pode trocar sua bicicleta velha por uma nova, sua bicicleta nova por uma moto e sua moto até por um carrinho. Coisa nunca imaginada há quinze anos, concorda?

           Mas afinal de contas não é isso que ensinam as teorias capitalista?

           Quem não consome não existe! Não é assim que diz a imprensa capitalista?

           A verdade é que, elite não suporta o crescimento daqueles que não são elite. Esse privilégio tem que continuar deles a todo custo.

           Mas, revendo a historia, esses mesmos senhores nem piavam com todas as desonestidades e falcatruas que tanto nos envergonharam quando eles participavam e usufruíam sozinhos do poder abocanhando tudo. Disso somos conhecedores. A diferença é que hoje essa mesma elite conheceu o outro lado da moeda, o poder eleitoral da maioria, hoje sem fome.

           Vão demorar muito a entender e aceitar que democracia implica aprovação pela maioria, mesmo que essa maioria seja feita de descamisados. Vão aprender que no mundo todo democracia se resume numa palavra simples e sonora: VOTO.

           Eles querem novamente em Brasília um professor da Sorbonne de preferência da elite dominante do sul e o povão voltando ao “seu lugar”.

           E por falar em elite, meu amigo, você esta percebendo o grande governo da nossa Presidenta dando continuidade aos bons tratos ao nosso povo? O povo (maioria) sempre mereceu tudo isso, mas vocês andavam muito preocupados com o próprio umbigo e esqueceram-se de olhar para o lado. O pobre, nos governos que passaram era invisível, mas essa mágica perversa está se acabando graças as três ultimas eleições presidenciais. Foi bom que essa revolução tenha começado com um operário na presidência mesmo que muitos digam que ele fale engraçado. O que importa é que ele é a cara do Brasil.

           Ele é muito parecido com o povo brasileiro e isso é meio caminho andado para continuar na política desse país que está se acordando mesmo que alguns não concordem com essas afirmações. Afinal de contas, oposição é assim mesmo. Não vê! E nessa cegueira, continuam caindo no precipício das urnas para o “O bem de todos e felicidade geral da Nação”.

           Sei que dói muito nas costas da elite ver um operário pernambucano nos representar de cabeça erguida e com sabedoria relativa na ONU. Confesso que me sentia orgulhoso. Dor maior ainda para alguns, foi ver uma mulher tão perseguida no passado estúpido da ditadura, aperfeiçoando os caminhos de Lula e representando uma Nação, hoje mais respeitada que ontem.

           O Brasil ainda não “chegou lá”, mas estamos construindo essa estrada. Chegaremos! Nós, os otimistas, somos maioria. A oposição quer voltar àquela escravidão ideológica, inútil e costumeira onde a maioria tinha que ficar muito bem comportada e conformada com a imposição da lei aos pequenos e a imposição de um salário de fome que obrigava o pobre a se acomodar porque era assim que o deus da elite queria e por isso tinham todos que dizer AMÉM.

           Precisamos concertar nosso país, mas na guerra, se bobearmos e inocentemente dermos as costas ao inimigo eles nos acertam, e num golpe sujo muda toda história mesmo que estejamos vestidos daquilo que poderíamos chamar de razão absoluta. Sabemos que mortos ou perdedores não escrevem a história nem mudam os destinos de um povo, mesmo que esse morto se chamasse lula.

           Nem sempre foram limpas e justas também, as vitórias dos povos nas guerras que tanto estudamos nos bancos da escola. Até mesmo na historia de nações poderosas que hoje querem mostrar aquela face bonita e heróica que não tiveram no passado colonial e de conquistas, quando tratavam seres humanos como animais.

           Parece até que quem não é da elite não pode pecar. Será que tudo isso não precisava a todo custo ser mudado? Pois foi isso que começou a acontecer.

           Ou será que governar teria que ser eternamente direito e competência daqueles que nunca enxergaram a classe pobre do nosso país, a maioria?

           Alguns que nos governaram galgaram o magistério até na Sorbonne, mas quando foi do seu interesse, comprou o congresso inteiro para permanecer no poder por mais quatro anos. Revendo nossa internet encontraremos motivos bem fortes no passado que justificam aquilo que nos dias de hoje chamam “mensalão”. Temos a memória curta, mas o computador, não!

            É só consultar, por exemplo, no Google:

            45 escândalos da era FHC (HTTP://psdbnuncamais.blogspot.com/)

            Podem até apagar e sabotar a historia escrita, mas fatos acontecidos, não! Estes ficaram no tempo, e hoje, na internet. Está tudo guardado na inatingível nuvem à nossa disposição. Se consultarem a internet e até nossa história terão com certeza uma resposta mais completa as quinze indagações ou então algo que mostre que já éramos no passado um pais de povo bom, mas a falta de educação, de cultura e de informação sempre nos fez escolher políticos que em nada representavam esse mesmo povo bom.

            Mas, quando essa escolha aconteceu, com a eleição de um operário, muitos não entenderam, esperavam um anjo, esquecido que estávamos ainda no Planeta Terra onde todos frequentaram a mesma escola política com os seus vícios, ja conhecidos de todos. Não quero aqui fazer injustiça aos bons políticos(poucos), mas a verdade é que  no Brasil, não se confia muito nessa classe. É o povão que diz. A voz do povo é a voz de Deus.

             A propaganda política e a mídia sempre pintaram e continua pintando com cores suaves muitos corruptos que nos governaram. A educação vai dar discernimento e ensinar o povo a votar bem.

             O povo aprenderá com a EDUCAÇÂO que virá um dia, que MARKETING POLÍTICO não constrói nada, não coloca um só tijolo no edifício do nosso progresso. É só teatro de ilusões e conversa para boi dormir. Coisa bolada pelos norte americanos e que aqui entre nós no Brasil, tem servido  apenas para justificar o salário de muitos malandros e oportunistas.

Precisamos mudar nosso país!

Você começa! Ta combinado?

 

Gilson leite de moura 30/03/2013